A série Metal Gear geralmente apresenta seu ponto de exclamação durante os casos em que os guardas inimigos possam descobrir a presença do protagonista do jogo. Nestas circunstâncias, o jogador é capaz de tomar consciência de um perigo e rapidamente se esconder, saindo da área em que o guarda designado tornou-se interessado, ou equipar-se com uma Cardboard Box.

No jogoEditar

No primeiro Metal Gear, uma bolha de choque branco com um ponto de exclamação significa que a única equipe de guardas nessa área faria uma perseguição na tentativa de acabar com Snake. Em outras áreas, a bolha do choque foi de cor amarela e haveriam dois pontos de exclamação dentro dele. Nesta fase de alerta, os inimigos em diferentes áreas seriam alertados e a equipe de apoio chegaria para ajudar.

Em Metal Gear 2, a exclamação aparece em uma pequena bolha branca, mas o conceito de alerta máximo vermelho é finalmente realizado, onde Snake não pode desaparecer para a próxima tela ou simplesmente matar a equipe de apoio. Ao invés disso ele deve se esconder ou ficar fora de vista até a conclusão da fase de evasão.

Começando em Metal Gear Solid, o ponto de exclamação real é retratado como um grande e vermelho "!" flutuando sobre um inimigo após a descoberta da localização do protagonista. Acompanhando este símbolo vem os olhos dos guardas vigilantes piscando com o choque.

Em Guns of the Patriots, quando Snake se encontra pela primeira vez com Jonathan do Rat Patrol, o corte de cabelo de Jonathan (quando visto de trás) parece ser um ponto de exclamação e o efeito de som aparece.

O ponto de exclamação não é a única pontuação que aparece acima dos inimigos na série Metal Gear. Embora um "!" significa que o inimigo tem sido alertado para a presença nas proximidades através do som ou movimento, "?" mostra que o inimigo é curioso ou confuso e imediatamente retorne suas patrulhas normais. Ações como a colocação de objetos de distração, como cartuchos vazios ou livros, sobre o percurso realizado pelos guardas, vai causar esse comportamento.

Outros símbolos também podem aparecer em um sentinela ou um NPC. Por exemplo, branco, Zs flutuantes indicam que um personagem está dormindo, e pequenas estrelas amarelas aparecerão sobre um personagem que foi nocauteado. Um coração rosa também vai pairar sobre um personagem se Snake ganhar a confiança dele.

Se você atirar no ponto de exclamação de um inimigo, vai atordoá-lo por alguns momentos, indicado pela bolha branca sobre a cabeça do inimigo.

Também no FANDOM