FANDOM

Em 1991, a Guerra Fria terminou e a proliferação de armas nucleares parece ser coisa do passado. Apesar disso, nem tudo vai bem no mundo. Uma junta militar tomou o poder em Zanzibar, uma pequena nação da Ásia Central que faz fronteira com Rússia e China. Depois de conquistar a independência da Rússia na Guerra dos Mercenários, Zanzibar passou a atacar depósitos de armas nucleares pelo mundo, tomando para si as armas que ainda estavam funcionais, tornando-se uma das poucas potências nucleares restantes. Depois disso, Zanzibar começou a invadir países vizinhos como bem entendesse. 

Enquanto isso, uma crise no mercado petrolífero incentiva a busca por novas fontes de energia, incluindo a energia de fusão. Mas muitos veículos ainda dependem do combustível tradicional. Com as reservas de petróleo em um nível crítico, a comunidade internacional se prepara para tomar medidas drásticas, como tentar a exploração em terrenos de alta dificuldade ou buscar combustíveis renováveis. Ações que se tornam desnecessárias quando o cientista tcheco Dr Kio Marv usa biotecnologia para desenvolver com sucesso uma nova espécie de alga, a OILIX, que produz hidrocarbonetos semelhantes aos do petróleo por um baixo custo de produção. Marv apresenta a alga na Conferência Mundial de Energia em Praga e segue para uma demonstração nos Estados Unidos quando é sequestrado por agentes de Zanzibar. 

A OTAN descobre que os líderes de Zanzibar planejam fazer o mundo de refém ao aliar o controle do fornecimento de petróleo e a ameaça de uma guerra nuclear. O momento de tensão fica conhecido como a Perturbação de Zanzibar. 

Operação Invasão F014

Solid Snake é retirado da aposentadoria por Roy Campbell, o novo comandante da FOXHOUND, e é enviado a Zanzibar para resgatar o Dr Marv.

Snake penetra no fortemente armado território de Zanzibar através de um salto noturno de grande altitude usando um paraquedas à prova de radares. Isso ocorre em uma altitude de 35 mil pés, na fronteira com o Afeganistão, partindo de uma aeronave Hercules C-130. No momento do salto as condições climáticas são favoráveis e a lua cheia auxilia na visibilidade. Para ajudar na inserção de Snake, uma operação de distração é conduzida simultaneamente na fronteira com a China. 

Com o sucesso do salto, Snake segue a pé do ponto de chegada até a base de um penhasco. Depois de escalar até o topo e evitar os sensores de movimento, ele consegue se infiltrar na fortaleza do governo de Zanzibar. Durante a missão, Snake recebe apoio e informações via rádio da FOXHOUND, que se reporta a forças de vários países. Mas caso seja capturado, nenhuma nação vai assumir a ligação com o agente  invasor.

Atmosfera de Zanzibar

Ao se infiltrar no primeiro prédio do grande complexo em Zanzibar, Snake é contatado via rádio por Holly White, uma agente da CIA disfarçada de jornalista no país. Ela promete ajudar na missão da forma que puder. Snake segue para o terceiro andar do prédio, onde acredita que o Dr Marv está sendo mantido devido a um transmissor implantado no cientista. Mas ao chegar ao local indicado, ele encontra um agente inimigo que se identifica como Black Ninja. Ele conta que Zanzibar descobriu o transmissor e por isso estava à espera da FOXHOUND. Snake derrota Black Ninja em combate e descobre que ele na verdade é Kyle Schneider, o líder da Resistência em Outer Heaven que o ajudou na missão quatro anos atrás. Schneider conta que depois do sucesso da Operação Infiltração N313, a OTAN bombardeou a região, matando dezenas de órfãos e refugiados, assim como membros da Resistência e funcionários de Outer Heaven. Ele sobreviveu, mas foi capturado e usado como cobaia pela NASA no Projeto Black Ninja. Schneider conta que Big Boss não apenas sobreviveu aos acontecimentos em Outer Heaven como é agora é o líder de Zanzibar. Foi Big Boss que ajudou a salvar os sobreviventes do bombardeio da OTAN. Por isso, depois que o Projeto Black Ninja foi cancelado, Schneider e outros ex-membros da Resistência foram para Zanzibar e lutaram na Guerra dos Mercenários pela independência do país. Para ajudar a encontrar o Dr Marv, as últimas palavras de Schneider antes de morrer são: “Procure o boina verde”. 

Quando encontra um soldado com boina verde, Snake o segue até uma floresta atrás do prédio principal do complexo. Eles chegam a uma clareira com um pequeno prédio no meio. Passando pelo soldado, Snake entra no prédio e encontra uma cela vazia. Mas é possível ouvir o som de batidas atrás das paredes. Campbell entra em contato via rádio e informa que as batidas podem ser uma mensagem em código. Ao decifrar o código, Snake descobre que se trata de uma frequência de rádio. Ele entra em contato e descobre que quem mandou a mensagem cifrada não foi Dr Marv e sim o Dr Drago Pettrovich Madnar, criador do Metal Gear de Outer Heaven. Madnar alega ter sido capturado mais uma vez e obrigado a criar uma nova arma: o Metal Gear D. Ele avisa que Snake precisa se apressar para encontrar Marv, pois o cientista tcheco tem problemas cardíacos e pode não aguentar os interrogatórios a que está sendo submetido. Madnar pede para ser deixado para trás, pois as paredes que o cercam não podem ser destruídas. Ele também passa o contato de rádio de um amigo zoologista chamado Johan Jacobsen, que pode ajudar Snake com informações sobre o ambiente de Zanzibar. 

Snake segue a busca e tenta atravessar o Deserto Nariko, que fica entre os prédios da fortaleza, quando é contatado por alguém que se identifica apenas como seu Fã Número 1 e o alerta de minas instaladas nas proximidades. Evitando as minas e os soldados na região, Snake encontra um helicóptero Hind D, que decola e se prepara para o ataque. Sem ter como enfrentar a aeronave, Snake recua e conta com a ajuda de Holly, que o informa da existência de mísseis Stinger em um armazém localizado em um pântano próximo. Para atravessar as áreas inundadas do pântano, Snake se baseia nas dicas de uma criança local, que explica que o melhor é seguir a trilha deixada pelos caminhões que passam pela região. Ao chegar ao armazém, Snake é confrontado pelo mercenário Running Man, que demonstra sua velocidade sobre-humana e libera um gás mortal dentro do prédio. Ele avisa que só vai desativar o gás se Snake o derrotar em batalha. Snake consegue vencer ao instalar minas e usar a velocidade de Running Man contra ele. Porém, os mísseis Stinger não estavam no armazém. Outra criança local fala que os mísseis foram levados de volta ao prédio de Zanzibar para serem instalados em tanques. Snake volta ao complexo, encontra os mísseis e então os utiliza para derrubar o helicóptero Hind D. 

Adiamento do Doutor

Logo depois, Snake chega ao segundo prédio da fortaleza. Assim que entra no local, ele recebe um chamado de Holly dizendo que foi capturada pelo inimigo. Ela pede ajuda de Snake, mas ele não sabe exatamente onde ela está. Seguindo pistas, Snake eventualmente a encontra e a resgata. Ela diz a Snake que tem uma pista da localização de Marv: um pombo correio que está no telhado. Snake imediatamente segue para o telhado e derrota o mercenário Red Blaster no caminho. Usando suas rações, Snake atrai o pombo e encontra um papel preso em sua pata com a mensagem cifrada. Com a ajuda de Campbell e de Master Miller, um sargento da FOXHOUND, Snake descobre que se trata de uma frequência de rádio. Ao contatar Marv, Snake descobre que o doutor não fala inglês. Ele entra em contato com Madnar, que o aconselha a procurar por Gustava Heffner, uma agente da inteligência tcheca que trabalhava como guarda-costas do Dr Marv. Ela escapou da prisão e está disfarçada com o uniforme do inimigo no prédio principal da fortaleza de Zanzibar. 

Chegando ao local, Snake vai até o último andar e aguarda Gustava aparecer no banheiro feminino. Ao fazer contato, Snake a reconhece como uma ex-atleta olímpica que ganhou a medalha de ouro há alguns anos. Depois de se assegurarem que Marv está bem e descobrir que a prisão fica a norte do prédio, os dois seguem via sistema de esgotos. Eles eventualmente encontram um elevador que os leva até a cela de Madnar e os três seguem em direção a uma ponte que leva ao prédio da prisão. No caminho, Madnar pede para usar o banheiro. Enquanto esperam, Snake e Gustava conversam sobre o passado. Ela conta que foi noiva de um homem chamado Frank Hunter, mas quando tentou desertar para a América teve asilo recusado e acabou mandada de volta. Desde então ela ingressou no exército e até já matou um homem. Já Snake conta que nunca teve uma família. Madnar retorna e os três seguem o caminho para fora dos esgotos. 

Debaixo da Nuvem de Escuridão

Quando chegam à ponte que leva ao campo de detenção, Madnar atravessa com facilidade. No momento em que Gustava tenta atravessar, um míssil destrói a ponte e a lança de volta para o lado de Snake do abismo. Guardas armados levam Madnar embora e o Metal Gear D surge pilotado por ninguém menos que Gray Fox. Ele exige que Snake deixe Zanzibar se não quiser ser morto. Ao se voltar para Gustava (que já não poderia mais ser salva), ela agradece Snake por toda a ajuda e lhe entrega um broche que pode se tornar uma chave dependendo da temperatura. Snake então fica mais determinado do que nunca para derrotar Gray Fox e Big Boss.

Depois de lutar e derrotar os mercenários Jungle Evil, Night Fright e os Quatro Cavaleiros, Snake consegue chegar à cela do Dr Marv. Infelizmente, é tarde demais e ele encontra apenas o corpo de Dr Marv. O cientista não conseguiu sobreviver às repetidas sessões de tortura e Madnar, que estava na mesma cela, não conseguiu salvá-lo. Logo depois de Snake descobrir onde está a fórmula do OILIX deixada pelo Dr Marv, Holly revela via rádio que o Dr Madnar não foi sequestrado pelas forças de Zanzibar e sim se voluntariou para desenvolver um novo Metal Gear. Depois que a verdade vem à tona, Madnar admite que foi ele que matou acidentalmente o Dr Marv e causou a morte de Gustava. Ele ataca Snake, mas é facilmente derrotado. Porém, o cientista ainda é necessário para encontrar o Metal Gear, então Snake o leva junto de volta até o prédio principal do complexo de Zanzibar ao roubar um caminhão de transporte. Snake passa por um freezer e usa a chave congelada para abrir o caminho para a fórmula. Mas é necessário enfrentar outra ameaça: um ninho de hamsters venenosos de Zanzibar. Com a ajuda de Johan Jacobsen, ele usa suas rações B3 como isca para os hamsters. Depois de se livrar dos animais, Snake consegue recuperar a fórmula do OILIX.

Com a fórmula agora a salvo nas mãos de Snake, o Dr Madnar o explica como derrotar o novo Metal Gear: as pernas mecânicas são menos fortificadas que o resto da blindagem e são especialmente vulneráveis a granadas. Logo depois disso, um alçapão se abre e joga Snake no subsolo da base de Zanzibar, onde Gray Fox o confronta a bordo do Metal Gear D. Depois de uma batalha feroz, Snake consegue destruir o Metal Gear. Mas a explosão da arma faz o equipamento de Snake pegar fogo e Gray Fox aproveita a distração para roubar a fórmula do OILIX. Forçado a se livrar de todo seu equipamento, Snake parte em perseguição a Fox. Os dois ficam frente a frente em um campo minado. Snake recebe o contato de George Kasler, um experiente militar que conta que o verdadeiro nome de Gray Fox é Frank Jaeger. Snake então percebe que o Frank Hunter que foi noivo de Gustava é Gray Fox. Os dois entram em combate mano a mano e Snake sai vencedor. Fox conta a Snake de seu passado, sobre como Big Boss salvou sua vida inúmeras vezes e diz que necessita da guerra e não sabe viver sem ela. Fox morre com Snake dizendo que Gustava estará esperando por ele do outro lado.

Adeus

Depois de derrotar Fox, Snake recupera a fórmula do OILIX e passa a ouvir uma voz familiar o chamando. Snake segue o som da voz e encontra o líder de Zanzibar, o lendário Big Boss. Snake revela que aceitou ir a Zanzibar para se livrar dos pesadelos que o assombram desde que os dois se encontraram em Outer Heaven, mas Big Boss diz que os pesadelos nunca irão acabar. Big Boss explica que depois que alguém sente o gosto do campo de batalha nunca mais consegue viver sem e que tudo que fez até então foi para que Snake percebesse isso. Ele explica seu ponto de vista e seu sistema: “Começar uma guerra, aumentar suas chamas e salvar suas vítimas... então salvá-las, treiná-las... e as devolver ao campo de batalha”. Big Boss continua e diz que soldados como eles nunca poderão viver vidas normais. Eles apenas se sentem realmente vivos no campo de  batalha e nada mais vai satisfazer suas necessidades. Solid Snake resolve que vai matar Big Boss para se livrar de seus pesadelos. Big Boss faz um último discurso antes do confronto:

“Não importa quem vai vencer aqui. Nossa luta vai continuar. O perdedor vai ser libertado do campo de batalha. E o sobrevivente viverá o resto de seus dias como um soldado”. - Big Boss para Solid Snake

Tendo perdido todo seu equipamento e sem armas à disposição, Snake é forçado a improvisar e faz um lança-chamas com um isqueiro e um spray. Pegando Big Boss de surpresa, Snake consegue derrotá-lo pela segunda e última vez. Snake e Holly iniciam a fuga, mas precisam lutar para conseguir escapar. O piloto de fuga Charlie acaba se atrasando e os dois precisam enfrentar todo um pelotão de soldados até ficarem sem munição. Eles são encurralados por vários guardas e aparentemente chegaram ao fim da linha. Mas no último instante, Charlie aparece e elimina os guardas com a metralhadora do helicóptero. Snake e Holly escapam com Charlie e entregam a fórmula do OILIX para Campbell. Snake recusa a oferta de Campbell de retornar a FOXHOUND.

Com a situação resolvida, Snake desaparece na imensidão do Alasca para não se ouvir mais falar dele durante vários anos...

Também no FANDOM

Wiki aleatória